sábado, 4 de dezembro de 2010

Waffles from Brussels!

Tem horas que a gente tá fazendo nada na internet, e se depara com algo que procuramos durante muito tempo e não encontramos...
x
Foi assim hoje, estava vendo sites de gastronomia - sugeridos por uma amiga minha - quando, por nada resolvi entrar na sessão de waffles...  Me deparei com este waffle ai da foto, e o formato me chamou a atenção.
x
x
Lembrei dos waffles belga, que comi em Bruxelas e eram literalmente de comer rezando... No mesmo momento a minha amiga me perguntou: mas você já procurou na internet a receita? E eu disse que sim, exaustivamente. Por via das dúvidas, como a esperança é a última que morre, resolvi olhar a receita. E me deparei com a autora do blog dizendo que ela era uma massa "massa" e não um "líquido". Quase não acreditei! Era a receita!!
*****

xícara de 240ml
x
7g de fermento biológico seco
x
1/3 xícara de água morna
x
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
x
1/8 colher (chá) de sal
x
2 xícaras de farinha de trigo
x
3 ovos
x
1 xícara de manteiga derretida (200g)
x
1 colher (chá) de extrato de baunilha
x
3/4 colher (chá) de canela em pó (opcional)
x
1 xícara de açúcar em pérolas (substitua por acúcar em cubos como este aqui processado grosseiramente ou coloque em saco plástico grosso e dê algumas pancadas com rolo de massa. Não esmigalhe demais)
x
Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela. Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito grudenta.
x
Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min). Com uma colher, misture o açúcar em pérolas (ou os cubos de açúcar cristal triturados) e deixe a massa descansar mais 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.
x
Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Não coloque porções muito grande porque a massa cresce bem. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar (na minha máquina assou em 10 minutos).
x
Cuidado ao retirar e para comer porque o caramelo está pelando! Espere amornar ligeiramente para comer e se deliciar!
x
* O que sobrou, embrulhei individualmente em papel alumínio e guardei na geladeira (pode ser congelado também). Na hora de comer, coloque no forninho elétrico por alguns minutos embrulhado mesmo no alumínio. Tire do forno, desembrulhe e deixe amornar 1 minutinho antes de comer.
*****

Estou louca para testar, quem sabe esse fds, se não, no máximo semana que vem estarei fazendo waffles crocantes, meio caramelizados... 
x
...de comer rezando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário