terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Amazônia no RIo

Tem sempre uns lugares que adoramos mais acabamos deixando de ir sabe-se lá porque, não é?! Esse é o meu caso de amor com o quiosque Palaphita Kitch, na Lagoa (Rodrigo de Freitas, no Rio).




O lugar é encantador, ou, como crítica do Globo, o melhor lugar ao ar livre do Rio. De culinária Amazônica Contemporânea - já falo disso daqui a pouco - o Palaphita é opção ideal para ir com namorado (a), com amigos, família, gringos.... E não é como um Outback que tem uma aura mais amigos/família, o Palaphita consegue te fazer sentir "sozinho" lá, não importa quão diferente os grupos que estão em volta.
Por exemplo, ontem éramos quatro "mesas" de casais (sendo um homo!), duas grandes mesas de amigos (parecia um encontro de final de ano atrasado - uma tinha de crianças a seus pais com 50 anos, talvez) e dois grupos pequenos de três/quatro pessoas. Bem misturado né?! Mas poder ir lá com vários grupos é só um dos motivos que me fazem gostar do Palaphita. Outro deles é a atenção dos garçons. Oposto ao que acontece em lugares como o Astor (bar no Arpoador), os garçons te deixam completamente a vontade, você pede na hora que deseja, eles são atenciosos, não te precionam para consumir e, no meu caso, até liberaram que eu comprasse água de coco de um ambulante, já que eles não a vendem. Muito bom né?! Aliais, em um dos sofás altos, um casal ficou sentado por mais de meia-hora sem pedir e depois foi embora. Não vou dizer que acho certo da parte deles, mas essa é a liberdade do Palaphita.


A comida, ahhhh a comida. É deliciosa! Para começar o cardápio traz um glossário, explicando nomes típicos da região amazônica. As caipirinhas são lindíssimas e tem até de cupuaçu (fruta típica). As comidas são super trabalhadas e bem elaboradas, a maioria é de pequenas porções. 


Duas sugestões:
Pão Artesanal
Pão artesanal tipo italiano, azeite extravirgem e sal grosso.
Arrombado
Queijo camembert recheado com picadinho de tucunare, pimenta de cheiro e banana pacovão.

No site,www.palaphitakitch.com.br você encontra todo o cardápio. Quanto ao Arrombado, o garçon que nos atendeu ontem disse que é o prato mais pedido, e sem dúvidas é delicioso. Há algum tempo não comia um peixe tão saboroso e uma mistura tão empolgante. Como diz no site "É uma mistura mística".


Informações importantes:
O quiosque é bem perto do Corte Cantagalo, diria em frente. Para estacionar, costumo descer o corte e pegar a Lagoa sentido curva do Calombo (ou seja, a direita). Faço logo o primeiro retorno (esquerda) e o estacionamento será o primeiro que aparecer. São dois minutos a pé do Palaphita. 


Ah, eles só aceitam Master ou dinheiro/cheque.
Não podia esquecer de comentar que quiosque ao lado  também é do Palaphita mas abre exclusivamente para grupos. (20, 30, 50  pessoas...). A decoração inclui mesas em formato de barcos e charretes... Ainda não vi funcionando mas tem tudo pra dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário