sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mousse de Chocolate, Café e Menta

Juntei a vontade de cozinhar com uma amiga que sabe tudo sobre doces e deu nisso, uma mousse com gostinho de capuccino.

A receita veio do Chocorango:

Ingredientes
90ml de água
130g de açúcar
4 gemas
120g de chocolate meio amargo
6 colheres (sopa) de café forte
400ml de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) Crème de Menthe (licor de menta)

Preparo
1. Coloque a água e o açúcar no fogo mínimo e misture até dissolver o açúcar. Você não precisa ficar misturando o tempo todo, faça o passo 2 simultaneamente. Deixe ferver até começar a adquirir a cor dourada de caramelo. Esse processo deve durar de 7-10 minutos.

2. Bata as gemas em velocidade alta até ficarem clarinhas. Quando a calda atingir uma cor amarelo clarinho, despeje a calda sobre as gemas, sempre batendo. Nessa etapa, tenha muito cuidado para que a calda quente não respingue em sua pele. Ao terminar a calda, continue batendo as gemas em velocidade alta por mais 5 minutos, até formar uma mistura cremosa. Leve à geladeira em um recipiente bem fechado.


3. Faça um pouco de café, bem forte. À parte, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Em seguida, acrescente o café a essa tigela e misture. Deixe de lado esfriando enquanto você segue com a receita.


4. Leve o creme de leite ao congelador por 10-15 minutos. Quando estiver bem gelado (e não congelado), bata até alcançar o ponto de chantilly. Isso é bem rápido, cerca de 2 minutos batendo na velocidade mais baixa da nossa batedeira. Não bata demais ou vai obter manteiga. Junte o creme de gemas e bata só até misturar tudo.


5. Separe cerca de 1/3 desse creme e misture as cinco colheres de sopa do licor de menta. Adicione o chocolate derretido com café aos 2/3 de creme restantes e misture delicadamente. Leve à geladeira os dois cremes separadamente em potes bem fechados. Deixe gelar por no mínimo 2 horas para firmar as mousses.


6. Após o período na geladeira, junte as duas mousses e divirta-se!


Dicas
Caso o açúcar cristalize nas beiradas da panela, passe um pincel com água que solta rapidinho!

Para vedar os recipientes antes de colocá-los na geladeira, você pode usar o papel filme e fechar a própria tigela que usou para bater ou misturar.
Para derreter o chocolate no microondas, coloque lá por 30 segundos, abra e mexa. Na atual temperatura desértica do Rio, o chocolate ficou derretido na primeira tentativa. Mas, atenção! Só soubemos que ele estava derretido depois de mexer, os pedaços pareciam inteiros quando retiramos do microondas. Caso isso não aconteça, repita o processo, com menor tempo se achar necessário.

Bater é diferente de misturar! Quando digo bater me refiro a usar a batedeira, misturar é com a mão e espátula. Mas, é claro que tudo pode ser feito a mão, como as claras em neve - boa sorte!


Uma observação importante: fiz esse post antes de provar a mousse final, no intervalo de 2h de espera entre fazer e comer... E, não deu certo! Quando ainda não estava gelada, o gostinho era mais forte, depois ficou suave e a consistência não ficou legal (talvez pelo calor...). Ou seja, uma mousse sem graça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário